segunda-feira, março 19

Como convencer o outro?!

Argumentando, oras!!!
Direitos de imagem reservados E.M.E.F. Maria Alice Borges Ghion @ 2012

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Dois grupos, cada qual com a sua opinião tentando convencer o outro a mudar de lado. Foi muito legal argumentar o que as vezes nem é nossa opinião. Bom também é antecipar, pensar o que o outro vai falar para conseguir responder melhor.

quarta-feira, março 14

Primeira aula de TEC


Nesta aula pudemos pesquisar e conhecer um pouco mais sobre os mistérios do nosso velho, em constante mudança e enigmático, UNIVERSO.
            Com muitas satisfação o grupo pode buscar as primeiras informações sobre o universo e sua origem, em alguns casos, até mesmo se aprofundando nas teorias existentes sobre os mundos afora e sobre todo o espaço infinito que nos cerca.
             De uma pequena questão elencada pela turma “O que é o Universo?” e apenas com esse primeiro ponta-pé na busca pela resposta foi possível se questionar ainda mais. O que é muito bom, já que com a dúvida, buscamos respostas e elas nos levam a compreender a vida e trás todo o conhecimento que nos enriquece a cada dia.

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segunda-feira, março 5

Brincando e refletindo

Como o outro é importante não é mesmo?!
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Algumas até ficaram no chão.

Percebemos isto com uma simples brincadeira. Era simples brincar de não deixar a bexiga cair no chão enquanto tem um monte de gente, mas e quando tem várias bexigas e quase nenhuma pessoa?! Fica difícil, cansativo?! Tente você também!

quinta-feira, março 1

Organização Social

O Brasil tem uma organização democrática.
E o que isso significa?!? Significa que temos representantes que governam e esses representantes são escolhidos pela população de tempos em tempos.
Mas só existe esse jeito de cuidar de um país?!? Não e foi de um jeito bem diferente que percebemos que podemos organizar o grupo e o modo de trabalho.
Separamos 4 grupos e cada um escolheu como seria feita a atividade de relembrar as principais regras que devem ser cumpridas dentro da sala de aula.
Depois de discutir e perceber que cada um se organizou de maneira diferente, aprendemos que cada uma delas tem um nome.
E por fim relembramos as regras de convivência...
Foi bem legal!!!

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Grupo 1

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Grupo 4
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Grupo 3


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Grupo 2

 Entendendo as diferentes organizações sociais e pensando nas nossas regras de convivência
 Entendendo as diferentes organizações sociais e pensando nas nossas regras de convivência

terça-feira, fevereiro 14

Vamos brincar um pouco?!

Após discussões, leituras e compreensão da importância das linhas imaginárias que o ser humano criou para se orientar na Terra, os Paralelos e Meridianos, conseguimos um mapa e foram todos convidados para uma festa no meio de um deserto.
Mas, como chegar lá?! Só o nome do deserto não ajuda em nada, ou a festa será no deserto inteiro?! Para isso, pequenos grupos puderam procurar no mapa a localização exata para curtir a "balada" através das orientações de 40º Norte e 100º Ocidental.Pronto, poderíamos curtir a festa!!!
Depois da aula, a turma aprendeu uma brincadeira que eu inventei, a atenção é necessária e o conhecimento sobre paralelos e meridianos também.
É como brincar de "Vivo ou morto", mas com os Paralelos e os meridianos, fazendo sua imagem com as mãos...
Depois complica, pois no lugar de falar os nomes das linhas imaginárias, é usado norte, sul, leste ou oeste.


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Paralelos: Divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul. 




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Meridianos: Divide a Terra nos hemisférios Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental 


sexta-feira, fevereiro 10

Pontuação

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Após relembrarmos as funções de cada pontuação utilizada em textos, foi feita a leitura e uma reflexão a partir desta imagem.
Foi muito mais fácil perceber a diferença no sentido de uma frase dependendo de onde se coloca a vírgula. Principalmente na frase em que não apresenta nenhuma, onde vários alunxs leram e discutiram o sentido da frase e a idéia que ela quer passar.