Dois grupos, cada qual com a sua opinião tentando convencer o outro a mudar de lado. Foi muito legal argumentar o que as vezes nem é nossa opinião. Bom também é antecipar, pensar o que o outro vai falar para conseguir responder melhor.
Blog com atividades realizadas com a turma do 5º ano E da E.M.E.F. Profª Maria Alice Borges Ghion
segunda-feira, março 19
quarta-feira, março 14
Primeira aula de TEC
Nesta aula pudemos pesquisar e
conhecer um pouco mais sobre os mistérios do nosso velho, em constante mudança
e enigmático, UNIVERSO.
Com
muitas satisfação o grupo pode buscar as primeiras informações sobre o universo
e sua origem, em alguns casos, até mesmo se aprofundando nas teorias existentes
sobre os mundos afora e sobre todo o espaço infinito que nos cerca.
De uma pequena questão elencada pela turma “O
que é o Universo?” e apenas com esse primeiro ponta-pé na busca pela resposta
foi possível se questionar ainda mais. O que é muito bom, já que com a dúvida,
buscamos respostas e elas nos levam a compreender a vida e trás todo o
conhecimento que nos enriquece a cada dia.
segunda-feira, março 5
Brincando e refletindo
Como o outro é importante não é mesmo?!
Percebemos isto com uma simples brincadeira. Era simples brincar de não deixar a bexiga cair no chão enquanto tem um monte de gente, mas e quando tem várias bexigas e quase nenhuma pessoa?! Fica difícil, cansativo?! Tente você também!
Algumas até ficaram no chão. |
quinta-feira, março 1
Organização Social
O Brasil tem uma organização democrática.
E o que isso significa?!? Significa que temos representantes que governam e esses representantes são escolhidos pela população de tempos em tempos.
Mas só existe esse jeito de cuidar de um país?!? Não e foi de um jeito bem diferente que percebemos que podemos organizar o grupo e o modo de trabalho.
Separamos 4 grupos e cada um escolheu como seria feita a atividade de relembrar as principais regras que devem ser cumpridas dentro da sala de aula.
Depois de discutir e perceber que cada um se organizou de maneira diferente, aprendemos que cada uma delas tem um nome.
E por fim relembramos as regras de convivência...
Foi bem legal!!!
Entendendo as diferentes organizações sociais e pensando nas nossas regras de convivência
E o que isso significa?!? Significa que temos representantes que governam e esses representantes são escolhidos pela população de tempos em tempos.
Mas só existe esse jeito de cuidar de um país?!? Não e foi de um jeito bem diferente que percebemos que podemos organizar o grupo e o modo de trabalho.
Separamos 4 grupos e cada um escolheu como seria feita a atividade de relembrar as principais regras que devem ser cumpridas dentro da sala de aula.
Depois de discutir e perceber que cada um se organizou de maneira diferente, aprendemos que cada uma delas tem um nome.
E por fim relembramos as regras de convivência...
Foi bem legal!!!
Grupo 1 |
Grupo 4 |
Grupo 3 |
Grupo 2 |
Entendendo as diferentes organizações sociais e pensando nas nossas regras de convivência |
terça-feira, fevereiro 14
Vamos brincar um pouco?!
Após discussões, leituras e compreensão da importância das linhas imaginárias que o ser humano criou para se orientar na Terra, os Paralelos e Meridianos, conseguimos um mapa e foram todos convidados para uma festa no meio de um deserto.
Mas, como chegar lá?! Só o nome do deserto não ajuda em nada, ou a festa será no deserto inteiro?! Para isso, pequenos grupos puderam procurar no mapa a localização exata para curtir a "balada" através das orientações de 40º Norte e 100º Ocidental.Pronto, poderíamos curtir a festa!!!
Depois da aula, a turma aprendeu uma brincadeira que eu inventei, a atenção é necessária e o conhecimento sobre paralelos e meridianos também.
É como brincar de "Vivo ou morto", mas com os Paralelos e os meridianos, fazendo sua imagem com as mãos...
Depois complica, pois no lugar de falar os nomes das linhas imaginárias, é usado norte, sul, leste ou oeste.
Paralelos: Divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul. |
Meridianos: Divide a Terra nos hemisférios Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental |
sexta-feira, fevereiro 10
Pontuação
Após relembrarmos as funções de cada pontuação utilizada em textos, foi feita a leitura e uma reflexão a partir desta imagem.
Foi muito mais fácil perceber a diferença no sentido de uma frase dependendo de onde se coloca a vírgula. Principalmente na frase em que não apresenta nenhuma, onde vários alunxs leram e discutiram o sentido da frase e a idéia que ela quer passar.
Assinar:
Postagens (Atom)